APLICATIVO PEIXES MARINHOS - Identificação de peixes marinhos IPad, IPhone, e Ipod Touch
PROJETOS ECOLÓGICOS

Florestas do Brasil Limpeza na praia - A onda é preservar

PROTUBA - Projeto tubarões no Brasil

Educação
» Home » Educação » Cursos em Meio Ambiente » 24 DE MARÇO: CURSO DE EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E RECURSOS AMBIENTAIS (8 horas)
24 DE MARÇO: CURSO DE EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E RECURSOS AMBIENTAIS (8 horas)

24 DE MARÇO: CURSO DE EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E RECURSOS AMBIENTAIS (8 horas)
O curso objetiva demonstrar como com uma gestão eficiente na utilização da energia e dos outros recursos ambientais, com atuação em todas as fases do ciclo de gestão de energia e utilidades de forma integrada, a partir de uma visão macro e completa de todo o processo de consumo, leva a utilização racional de energia chamada, também, simplesmente, de eficiência energética que consiste em usar de modo eficiente a energia obtendo-se, consequentemente, uma redução dos custos.
Ao final do curso o profissional disporá de uma ferramenta de gestão que poderá ajuda-lo a melhor utilizar os recursos financeiros disponíveis para a área ambiental, gerando economia que poderá ser utilizada em inúmeras prioridades que poderão resultar em bem estar socioambiental para a sua empresa ou órgão público.
Público Alvo e Retorno do investimento no curso:
Profissionais que atuam em organizações públicas e privadas, de todos os portes, que poderão aprimorar seus conhecimentos sobre como otimizar a utilização da energia, em todas as suas formas, na produção e nos serviços prestados pela sua organização, obtendo reconhecimento e aumentando às suas chances de crescimento profissional na organização.
Estudantes de nível técnico e Superior que poderão se qualificar e/ou se aprimorar na área de eficiência energética apresentando um diferencial no seu curriculum que poderá impulsioná-lo em novas oportunidades no mercado de trabalho.
EMENTA

1 – A Gestão de energia de ponta a ponta
Identificação das fases do ciclo de gestão de energia e utilidades de forma integrada

2 – Identificação dos seus verdadeiros custos de energia

Regras de apropriação

3 – Múltiplos insumos
Como gerenciar todos os insumos utilizados pelos clientes: energia elétrica, combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, água, gases do ar, entre outros, de forma integrada.


4 – Evolução gradativa do modelo de gestão e implantação de tecnologias alternativas.

5 – Reduções de custo
Como estimar as reduções dos custos de toda a matriz energética e utilidades.
6 – Dinâmica de Grupo
Análise de caso real utilizando os métodos apreendidos.

 

PROMOÇÃO AQUALUNG BLUE:
R$ 690,00  -  EM 6 VEZES  NOS  CARTÕES
R$ 490,00  Á  VISTA


DATA: 24 DE MARÇO

LOCAL: ESPAÇO EXECUTIVO:  RUA  CONSELHEIRO  SARAIVA 28 DÉCIMO ANDAR  CENTRO RIO 
DAS 09:30 ÀS 17:30

FACILITADOR

ALTAMIRANDO FERNANDES MORAES
Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, formado no ano de 1974.
E-mail: altamirandom@gmail.com. Tel.: Cel. 21996472005/Residência: 2133442947

Qualificações:
• Curso de Elaboração de Plano Museológico pela Patrimonium Serviços Culturais e Museologia e Curso de Capacitação Gerencial pelo IBEMEC EM 2019.
• Mestrado em Engenharia Ambiental na área de Planejamento Ambiental no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ 1995/1996 defendendo a Tese: A Gestão dos Riscos Ambientais do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara.
• Consultor capacitado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e pela Federação Pan-americana de Consultores - FEPAC nas áreas de Gerenciamento Integral de Empreendimentos e Avaliação de Projetos de Saneamento Urbano/1994.
• Pós-Graduação em Planejamento e Controle de Projetos pela Consultoria Internacional Booz-Allen.
• Engenheiro de Segurança no Trabalho pela UERJ.
• Curso de Especialização e Pré-fabricação na Construção Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seminários e Trabalhos publicados:

• Participação no período de 2010 a 2016 em diversos Congressos e Seminários Internacionais como Palestrante em temas ligados a Meio Ambiente e Cidades Sustentáveis destacando-se os Cities for Cycling (Velocity) 2010, 2011, 2012 em Copenhagen, Sevilha e Vancouver e Congresso Internacional de Meio Ambiente em 2012 em Madrid na Espanha.
• Palestrante em diversos Seminários e Congressos Nacionais sobre Recursos Hídricos e Saneamento, tendo diversos trabalhos publicados:

Atividades Didáticas:

• Professor da disciplina de Enchentes no curso de Bacias hidrográficas da COPPE – UFRJ em 2007.
• Professor Adjunto das Escolas de Engenharia Veiga de Almeida, Nuno Lisboa e Souza Marques, onde lecionou diversas disciplinas ligadas a Engenharia Civil e Ambiental.

Atividades Oficiais no Exterior:

• Viagem como representante oficial da Casa da Moeda do Brasil para apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica-Econômica para implantação de uma Casa da Moeda na Venezuela - 1985, realizada sob a sua coordenação, constando de projeto de arquitetura, lay-out das fábricas de Cédulas, Moedas e Gráfica e Áreas Administrativas, com todas as plantas e desenhos.

• Viagem a Washington como membro da Comissão Negociadora do Contrato de Empréstimo do BID para o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, no qual foi responsável pelo Modelo Institucional do Programa no Componente Resíduos Sólidos.

Principais Cargos, Funções ou Empregos no Setor Público

• 2017/2019 – Engenheiro Civil fazendo acompanhamento das obras de restauro do Palacete da CMB, respondendo pela Seção de Acervo e Cultural (Centro Cultural e Museu da CMB).
• 2009/2016 – Subsecretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro
• 2007/2008 – Diretor de Planejamento e Projetos da Empresa de Obras Públicas do Estado do RJ.
• 2003/2006 – Vice-Presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas, responsável pelos projetos de saneamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro.
• 2001/2002 – Engenheiro Fiscal de Obras de reurbanização no Bairro da Penha pela Secretaria de Obras e Conservação da Prefeitura do Rio de Janeiro.
• 1997/2000 - Diretor da RIO-URBE - Empresa Municipal de Urbanização.
• 1995/1997 - Supervisor de Licitações da RIO-URBE - Empresa Municipal de Urbanização.
• 1993/1994 - Diretor de Planejamento e Controle da Companhia Estadual de Águas e Esgotos - CEDAE, tendo sob a sua responsabilidade a elaboração e coordenação do Orçamento Empresarial da Cia, a Área de Desenvolvimento Operacional e a Área Comercial.
1991/1993 - Superintendente de Controle e Acompanhamento do planejamento da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Público e suas entidades vinculadas, CEDAE e EMOP.
• 1977/1990 - Engenheiro da Casa da Moeda do Brasil, tendo exercido as Chefias da Divisão de Projetos e Obras, a Gerência de Construção Civil e a Gerência Geral do Projeto Industrial de Santa Cruz, e da Usina de Refino de Metais Nobres (ouro, prata e paládio).
• 1972/1977 - Engenheiro Fiscal das obras do Centro de Ciências da Saúde na Cidade Universitária, Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biofísica, Instituto de Microbiologia, Instituto de Nutrição, e Bloco de Apoio com Biblioteca, Restaurante, salões de jogos, livrarias e auditórios.
 

imprimir ementa do curso Ver todos os cursos disponíveis »

Quer receber periodicamente nossas programações de cursos por e-mail? Clique aqui.

Veja também, Apresentação, Histórico e Corpo Docente


Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618