Artigos
» Home » Educação » Artigos
CURSO: HORTA URBANA
fevereiro 2018
O INSTITUTO ECOLÓGICO AQUALUNG ESTÁ OFERECENDO UM CURSO INÉDITO DE COMO MONTAR UMA HORTA ORGÂNICA NA SUA CASA, APARTAMENTO, CONDOMÍNIO OU EMPRESA. PARTICIPE E MELHORE A QUALIDADE DA SUA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA! [FOTO1+] DESCRIÇÃO: O curso de horta urbana te ensinará a cultivar o seu próprio alimento dentro de casa. Iremos pôr as mãos na terra e aprender de forma prática. EMENTA: Uma oficina teórica e prática que possui o objetivo de proporcionar a cada um iniciar e manter a sua horta orgânica, independente do tamanho da área. CONTEÚDO: • Aula 1: Introdução à agricultura orgânica; Noções de fisiologia das plantas, absorção de nutrientes e luz; • Aula 2: Adubação orgânica; Escolha das sementes, mudas e plantio; • Aula 3: Controle de pragas e doenças; Espécies e associação; • Aula 4: Como fazer uma compostagem; Horta em pequenos espaços (canteiros e vasos). MATERIAIS NECESSÁRIOS: Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são: • Ancinho – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado; • Colher de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas; • Enxada – usada para misturar adubos, terra e nas capinações; • Garfo – coleta de mato e folhagem; • Regadores de diferentes tamanhos. • Sacho – para aforamento da terra a capina entre linhas de plantas. SEMEADURA OU PLANTIO 1) Sementeira – A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde; 2) Transplante – O transplante é feito após as mudas apresentarem 4 a 6 folhas. Observar que a sementeira deverá ser molhada para a retirada das mudas. Seleção de hortaliças para o plantio Classificação segundo o consumo (alguns exemplos): a) Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga; b) Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha; c) Hortaliças Flores – couve flor, brócolos, alcachofra; d) Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo; e) Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro MANEJO DA HORTA Serão levadas a efeito no manejo da horta: • Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação; • Retirar plantas invasoras; • Afofar a terra próxima às mudas; • Completar nível de terra em plantas descobertas; • Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus); PÚBLICO ALVO: Pessoas de qualquer idade e formação que tenham interesse em conhecer melhor a origem do que temos na nossa mesa e que buscam um estilo de vida mais natural e saudável.
VENHA PARTICIPAR DO DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO!
fevereiro 2017
No sábado 02 de dezembro o Instituto Ecológico Aqualung estará realizando mais um evento de limpeza de praias na cidade do Rio de Janeiro para celebrar o Dia Mundial do Voluntariado. Você pode montar uma dupla ou uma equipe e se inscrever no evento através do e-mail: voluntario.projetotatui@gmail.com ou se associar ao Projeto Tatuí. Serão mais de trezentos participantes vindos de escolas e de empresas que estarão mostrando para toda nossa sociedade a importância de cuidarmos dos nossos resíduos para que não prejudiquem o meio ambiente. Já estão confirmadas as participações do Colégio Excelência, de voluntários da BR Marinas, da Mentes de Ferro, dos Escoteiros do Brasil, além da participação do Muda Tudo e da ONU Voluntariado. No último evento realizado em setembro foram retirados mais de 1.200 Kg de lixo da praia de Copacabana!! Pesquisas e estudos recentes mostram que resíduos plásticos já estão sendo consumidos em grande escala pela vida marinha, sendo encontrados em mais de 35% de todas as tartarugas e aves marinhas. As previsões são muito alarmantes e mostram que se nada for feito, em 2050 mais de 90% de toda a vida marinha estará se alimentando de plásticos, tornando-se imprópria para o consumo humano. O objetivo do Instituto Ecológico Aqualung é de realizar eventos mensais em toda a orla do Rio de Janeiro envolvendo em cada ação comunidades próximas, como escolas e empresas. E com isso ajudar a aumentar a conscientização da população sobre esse tema e reduzir a quantidade de resíduos que acabam indo parar de forma indevida no mar. As empresas e escolas que quiserem aderir a esta campanha de Educação Ambiental deverão entrar em contato com o instituto através deste e-mail: luca.institutoaqualung@gmail.com.
O MUDA TUDO ENTROU NO PROJETO TATUÍ 2016!
setembro 2016
Muda Tudo, Portal de Notícias Construtivas do Brasil,formou uma parceria com o Instituto Ecológico Aqualung, e estará participando no sábado dia 17 de setembro, da oitava edição do Projeto Tatuí de Educação Ambiental, no Dia Mundial de Limpeza da Terra. O Muda Tudo veio para Mudar! Mudar a forma como nos relacionamos com nós mesmos. E com os outros. Buscando a paz, a saúde, a compaixão, a felicidade e o amor sem fronteiras. Mudar a forma como nos relacionamos com nosso planeta. Buscando a sustentabilidade, o repeito e a proteção das tantas espécies ameaçadas. Mudar a forma como nos relacionamos com o consumo. Buscando a compartilhamento, a simplicidade e a essência. Mudar a forma como nos relacionamos com a educação e a justiça social. Buscando dar àqueles que necessitam, condições de se inserirem de forma digna numa sociedade que está mudando para melhor! Enfim, para ajudar a Mudar a nossa consciência social. Nesse sentido, o Muda Tudo, Portal de Notícias Construtivas do Brasil,formou uma parceria com o Instituto Ecológico Aqualung, e estará participando no sábado dia 17 de setembro, da oitava edição do Projeto Tatuí de Educação Ambiental, no Dia Mundial de Limpeza da Terra. Para ajudar a Mudar a Educação Ambiental no país. Grande parte dos nossos resíduos não tratados acabam indo para o mar, colocando em risco a sobrevivência de muitas espécies marinhas, que confundem lixo com alimento. Mude você também. Venha conhecer o Muda Tudo e participe da nossa equipe!: www.mudatudo.com.br
« Anterior
Telefones: (21) 3734-7618 / (21) 98464-7618